top of page

O que é um processo terapêutico?


Imagem: Pinterest

"O que esperar do espaço da terapia?"

"O que é permitido falar?"

"O psicólogo pode falar sobre o que eu disse pra alguém ou me julgar?"

"Ele vai me dizer a opinião dele?"


Apesar da psicoterapia ter o mesmo intuito profissional em qualquer situação, ou seja: fornecer um espaço de escuta diferenciada e especializada para que se possa entender melhor como lidar com as próprias angústias, sentimentos e experiências, gosto de pensar que ela tem um caráter muito único em cada situação que chega na clínica.

Cada pessoa que eu tenho o prazer de ouvir seja por uma sessão ou acompanhar continuamente, tem um universo muito particular com a sua forma de ser. Mesmo que eu atenda várias pessoas com depressão, por exemplo, ninguém vive a depressão da mesma forma. E principalmente, cada relação terapêutica que construímos dentro desse espaço é muito singular. E é a partir disso que temos a abertura para explorar a demanda trazida e as possibilidades de forma muito única para cada situação.

O consultório representa o mundo de cada um que ali chega e dentro da psicoterapia, o psicólogo é um colaborador, um facilitador no processo de crescimento do cliente. Não cabe ao profissional dar respostas e soluções para os problemas, mas oferecer ferramentas para encontrá-los junto com o cliente. O objetivo é trabalhar para que cada pessoa possa assumir o cuidado e o controle sobre si.

Por fim, o compromisso do psicoterapeuta é oferecer principalmente um espaço seguro, livre de julgamentos e favorável ao desenvolvimento. Isso significa que além de poder se sentir à vontade para trazer o que sentir necessidade sem medo do profissional julgar ou tentar corrigir condutas e comportamentos, existe uma garantia ética de que tudo que é dito dentro desse espaço não sairá dele.



bottom of page